Governo menospreza a Cultura

Extremo denuncia <br>visão mercantilista

O Teatro Extremo, em Almada, divulgou no início do mês uma carta aberta, dirigida ao secretário de Estado da Cultura, na qual se manifesta «apreensivo» com a situação «preocupante» do nível de desinvestimento do Governo na Cultura em Portugal.

No documento, a Companhia de Teatro queixa-se de «incompreensível sonegação de informação» sobre os concursos de apoio às artes para o biénio 2015/2016, e questiona se serão abertos concursos anuais no próximo ano.

Este ano, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), através da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), abriu os concursos públicos de apoio pontual e de apoio à internacionalização às artes em Março, optando por não abrir a modalidade anual.

A par da redução, nos últimos anos, das verbas públicas disponíveis, os atrasos anuais na abertura dos concursos de apoio às artes têm motivado protestos dos artistas.

Na carta aberta, o Teatro Extremo critica ainda a «visão liberal e mercantilista» do Governo sobre o sector, a «desqualificação de todas as artes e agentes culturais do sector», numa política que conduziu, no seu entender, ao desaparecimento de organizações artísticas como o Teatro Bruto, no Porto.

Na carta, a companhia de Almada lança também um apelo para que todas as estruturas artísticas e sociedade civil manifestem o seu descontentamento pela «recorrente situação de menosprezo pela actividade cultural por parte do Governo».




Mais artigos de: Nacional

Perdas de 50 por cento

Reclamando medidas compensatórias, após prejuízos de 13 milhões de euros nas culturas do Baixo Mondego, devido à praga brusone, várias dezenas de produtores de arroz manifestaram-se no dia 3 junto à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), em Coimbra.

Sapadores desamparados

Na Assembleia Municipal de Lisboa, realizada a 25 de Novembro, António Modesto Navarro, eleito do PCP, apresentou uma síntese dos problemas e questões que se arrastam na vida e actividade do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL).

Retrato de desolação

Os eleitos do PCP na Assembleia de Freguesia da Ajuda, na Câmara e na Assembleia Municipal de Lisboa visitaram, no dia 5, duas zonas da Freguesia da Ajuda. Uma parte da visita foi dedicada a um terreno camarário abandonado na Rua 3 à Rua João Castilho, para a...

JCP inaugura Sede Nacional

A JCP inaugurou, no dia 6, a sua nova sede (na Rua Rodrigues Sampaio, n.º 18, 4.º andar, 1050-089 Lisboa), um espaço aberto à juventude e à sua luta. «É uma casa sempre comprometida com os valores de Abril e com a construção de uma sociedade sem...

Quinta do Conde <br>acolhe exposição do CPPC

Amanhã, pelas 18 horas, é inaugurada na Junta de Freguesia da Quinta do Conde a exposição «100 anos da Grande Guerra e a luta pela paz», promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Esta mostra esteve já patente em Sesimbra quando,...